Gastronomia, brincadeiras e forró movimentam a Fenagreste neste fim de semana


Quem quiser curtir um final de semana em Caruaru com várias opções de diversão e programação gratuita pode seguir para o Espaço Cultural Tancredo Neves, onde acontece a 3ª edição da Fenagreste. Realizada pela Cepe e a Andelivros, com apoio da Prefeitura de Caruaru, a feira literária funciona até domingo, das 9h às 21h, com atividades para professores, lançamentos de livros, concurso de cosplay para os jovens e apresentação de mágica, contação de histórias e músicas para crianças.

Na sexta-feira (10), às 15h, o público poderá prestigiar, no palco principal, o lançamento do livro Memória Gráfica do Agreste (Cepe Editora), organizado pela professora Paula Valadares, do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A publicação registra, de forma material e permanente, o teor dos trabalhos apresentados durante o evento Memória Gráfica no Agreste, realizado, em outubro último, em Caruaru. Na ocasião, acontecem palestras sobre conteúdos ligados principalmente à Memória Gráfica Pernambucana.

Especialmente para os professores, às 14h, a professora Ieda Rocha fala sobre a literatura em cordel na sala de aula. O bate-papo será no auditório, onde, às 15h, o escritor Décio Valença lança o livro de desafios matemáticos, Ideias subversivas: na matemática e nas ciências para jovens de 8 a 80 anos. A obra se destina a ajudar crianças e adultos a fazerem as pazes com a matemática e alguns mistérios da ciência. O dia contará ainda, às 16h, com a apresentação da educadora Zeneide Silva, no Café Literário. A autora da editora Construir abordará o tema “Sou educador, faço a diferença”.

Encerrando o dia, no palco principal, às 19h, a cantora Lorena Mastroianni apresenta com o músico J.P. Andrade repertório de MPB, valorizando a bossa nova, com inserções também no jazz. “Fly Me to the Moon", "As Curvas da Estrada de Santos", "O Rancho da Goiabada" e "Summertime” estão no set list.

No sábado (11), às 10h, os vestibulandos e concurseiros contam com uma atração mais que especial: um bate-papo com o professor de biologia Fernando Beltrão, mais conhecido como Fernandinho, que lança o livro Eu, um vencedor no palco principal da feira literária.

O livro reúne 99 textos, que têm como pano de fundo pequenas histórias de faz de conta e lendas para motivar o leitor a refletir sobre os caminhos que o levarão a atingir seus objetivos. A programação do dia ainda conta com a palestra da professora Haydeé Camelo, “A importância do paradidático na formação de novos leitores”, no auditório, às 11h.

Às 15h, os personagens dos filmes de super-heróis e dos quadrinhos japoneses vão invadir a Fenagreste. Os jovens poderão participar do concurso de cosplay Power-Kon Recife, que reúne amantes do universo geek pela terceira vez na feira. As três melhores fantasias serão premiadas. Este ano, o evento lembra os 60 anos do Superman. Será montada uma arena gamer com diversos consoles com jogos Retrô e atuais.

Já o domingo dedicado aos pais (12) será temperado com o melhor da gastronomia pernambucana e no ritmo maior da Capital do Agreste: o forró. No Café Literário, às 15h, haverá o lançamento do livro Comida & Tradição: Receitas de Família, baseado no caderno de receitas de Nininha Carneiro da Cunha. Personalidade relevante na memória culinária pernambucana e nordestina, as receitas de Nininha foram reunidas pela primeira vez em 2002, em publicação que se esgotou em poucos meses.

Nesta segunda edição organizada pela Cepe, foi mantido o prefácio de Gilberto Freyre e acrescentado um segundo, do antropólogo Raul Lody, pesquisador da culinária nacional e suas raízes. O encontro conta ainda com a presença da chef Andra Hunka, que vai falar sobre a herança do açúcar na culinária nordestina.

Finalizando a Fenagreste, às 17h, o forrozeiro Maciel Melo sobe ao palco. O cantor vai lembrar suas principais composições, algumas delas consideradas verdadeiros clássicos da cultura nordestina, a exemplo de “Caboclo Sonhador” e “Dama de Ouro”. Maciel também é escritor e aproveitará para autografar seus dois livros: A Poeira e A Estrada e o recente O Refúgio das Interrogações e Outra Crônicas, ambos lançados pela Editora Imeph.

Comentários

Postagens mais visitadas